Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O sopro mágico das palavras

O sopro mágico das palavras

Aos outros heróis do Covid-19

Aos médicos e enfermeiros e a todos os profissonais de saúde que lutam contra este desconhecido que nos ataca o muito e sempre obrigada.

Mas não é sobre esses heróis que vou escrever.

São os outros heróis que continuam a trabalhar para que possamos ficar em casa e nada nos falte. Falo de profissões tantas e muitas vezes desvalorizadas pois não são engenheiros ou doutores. Profissões mal remuneradas para um elevado desgaste físico e psicológico. Trabalhos (porque emprego é outra coisa muito melhor) onde fingimos que essas pessoas não estão lá. Assim de repente, parece que essas pessoas até são importantes na sociedade. As descobertas que este vírus traz!

Mas neste momento são essas pessoas normalmente invisíveis que estão na rua. Que lutam contra este vírus de um outro modo. São os outros heróis do Covid-19! Mas não menos fundamentais!

Aos funcionários dos supermercados, o meu obrigada, por manterem os bens de primeira necessidade nas prateleiras para que os possamos ir comprar. O meu obrigada por aturarem pessoas descontroladas que compram tudo e mais tudo houvesse (às vezes acho que essas pessoas devem ir para casa passar as horas todas a comer, só pode!). O meu obrigada por continuarem a aturar clientes egoístas e por vocês estarem na linha de combate para que possamos ultrapassar isto sem que o essencial nos falte.

Aos funcionários dos transportes públicos, o meu obrigada. Aos motoristas que ainda circulam por estas cidades quase desertas, o meu obrigada por ainda andarem aí. Por se levantarem de madrugada. Por se exporem quando a família está em casa. Para que quem precisa mesmo possa ir cumprir o ser dever. Agora, não são os culpados pelos atrasos, mas de repente, são heróis de uma guerra silenciosa que se trava. Agora deixaram de ser só o motorista para ser aquela profissão de risco (parece que antes não era, pois isto de transportar centenas de vidas nas mãos diariamente é para meninos!).

Aos funcionários da limpeza, o meu muito obrigada. Por deixarem de ser os coitadinhos que não estão a trabalhar num escritório, para serem os heróis de uma coisa que agora descobriram a sua importância, a higiene (parece que antes a higiene era só para os malucos!). O meu obrigada por limparem as ruas. O meu obrigada por limparem hospitais e centros de saúde onde o vírus vive sorrateiramente a jogar às escondidas connosco!

A todos esses heróis desconhecidos ou com rosto o meu muito obrigada! Já vos agradecia dantes, agora ainda muito mais! Orgulho em vocês que não nos falham neste momento!

Fiquem bem e que depois disto passar não voltem a ser tratados por esta sociedade como têm sido até agora! Que o vírus nos ensine como todos e todas as profissões são imprescindíveis para que a sociedade possa continuar a existir!

O meu eterno obrigado a esses outros heróis do Covid-19!

Imagem : Internet

gabriel-bassino-zEawlLdVloo-unsplash.jpg