Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O sopro mágico das palavras

O sopro mágico das palavras

#opinião# Colleen McCullough "Uma Obsessão Indecente"

Antes de as férias entrarem no calendário, decidi escolher um livro relativamente curto. Uma oportunidade da Feira do Livro na estante, a recordação de uma outra leitura desta autora e o cenário da 2ª Guerra Mundial foram mais que factores para que “Uma Obsessão Indecente” de Colleen McCullough fosse a minha opção.

A 2ª Guerra Mundial havia terminado há pouco tempo e na enfermaria X, apenas restam cinco pacientes e a sua dedicada enfermeira Honour Langtry. Inesperadamente, chega mais um paciente àquela unidade, Michael Wilson. Esta não é uma típica enfermaria, a enfermaria X é uma ala psiquiátrica, destinada a combatentes dos trópicos com doenças mentais provocadas pela guerra.

Cinco homens – o líder da enfermaria Neil Parkinson, o cego Matt Sawyer, o doentio Nugget Jones, o sádico e amoral Luce Daggett e o totalmente alienado Benedict Maynard, em nada iguais, diferentes personalidades, distintos problemas, mas que se habituaram a viver entre si, sempre com a enfermeira a protege-los, sentindo uma verdadeira devoção para com ela. E ela vive para eles, ama-os maternalmente.

Com a chegada de Michael, um sargento aparentemente sem qualquer mazela psicológica, a rotina e o frágil equilíbrio do pequeno grupo sofre um abalo. Imediatamente há um notório interesse que Langtry começa a nutrir pelo recém-chegado, que tem a vantagem de não ser emocionalmente afetado como os outros companheiros. Contudo, as aparências enganam e o seguro Michael é, afinal, uma pessoa atormentada pelo passado, embora evite demonstrá-lo. Um segredo que esconde. Que será o rastilho para muito do que vai acontecer na enfermaria.

Não é um livro com muita ação, mas em contrapartida é psicologicamente denso e intenso, em que são abordados temas como o amor obsessivo, o amor platónico, os traumas pós-guerra. São palavras tristes de uma realidade que não foi ficção. Estes traumas, foram sem dúvida baseados em factos reais desde matarem inocentes, a não conseguirem proteger o seu pelotão. Vamos encontrar relatos diversos.

A poucos dias da desmantelação da enfermaria, o adensar dos conflitos e a instabilidade da enfermeira Langtry, terão um trágico que vos deixo em aberto.

Acontecimento esse que de certo modo irá conduzi-los para o desfecho deste livro. A rotina que ficou à espera deles antes da guerra não poderá ser retomada. A vida que outrora tiveram foi destruída com a destruição da guerra.

E veremos isso no desenlace de todos estes sobreviventes da guerra, mas quem sabe se sobreviverão ao pós-guerra?

E como será o desfecho desta obsessão entre Michael e Honour?

Algumas perguntas que ficam em aberto que não fiquem condicionados nesta leitura.

Uma história diferente da 2ª Guerra Mundial, uma leitura emocionalmente violenta pelos factos que retrata.

Pessoalmente não foi dos livros que mais me marcou, à exceção foi o final que acharia sempre que seria o mais previsível, mas a realidade não é previsível. Logo, o final é expectável mas que não o teria como o que aconteceria.

As últimas linhas foram realmente intensas para mim. O que guardo deste romance.

Uma boa leitura para momentos soltos.

36980979_10155800880868565_7358430914046590976_n.j

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.